sábado, 20 de agosto de 2011

Mensagem - 10º Domingo após Pentecostes
Tema: Quem é Jesus para mim?
Autor: Leandro Daniel Hubner – Rio Branco, AC
Texto: Mateus 16.13-20



“Meu nome é… e eu vou fazer isto e aquilo por nosso município…” “O melhor candidato é…” “Vote no partido tal…”

Vocês certamente vão ouvir ou já ouviram estas frases no rádio, na TV ou nas ruas. Quando é tempo de eleições, temos que decidir em quem votar e, se queremos votar com responsabilidade, devemos conhecer os candidatos: saber quem são, o que já fizeram pelo povo, o que não fizeram ou fizeram mal feito, o que pretendem fazer, se merecem confiança, se cumprem o que prometem, e assim por diante. A questão é saber quem é o candidato. Por outro lado, os candidatos também querem saber o que o povo pensa sobre eles, e por isso se fazem pesquisas eleitorais.

No evangelho de hoje também há alguém que quer saber o que o povo pensa a seu respeito. Não é um candidato, mas sim Jesus, que quer saber se o povo e os discípulos sabem quem é Jesus.

Aplicando este texto a nós, vamos nos perguntar: Quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para vocês? Quem é Jesus para cada um de nós?

Quem é Jesus para mim? Em primeiro lugar, Jesus não é apenas um profeta, mestre ou um grande curandeiro. Isso era o que o povo de seu tempo pensava sobre Jesus. Também em Mt 8.16: Depois do pôr-do-sol, o povo levou até Jesus muitas pessoas que estavamm dominadas por demônios. E ele, apenas com uma palavra, expulsava os espíritos maus e curava todas as pessoas que estavam doentes.

E é isso que muita gente pensa hoje: Jesus foi um grande profeta e mestre, que pregou a paz e o amor entre os homens, que lutou contra a injustiça e ajudou as pessoas necessitadas. Jesus foi um grande fazedor de milagres, que curou muita gente, expulsou demônios das pessoas, multiplicou pães e peixes, andou sobre a água e até ressuscitou mortos.

Por isso, muita gente hoje também enche igrejas e centros religiosos: porque para eles Jesus é o grande curandeiro, que vai curar todas as enfermidades, conseguir emprego e dinheiro, dar-lhes carro, casa e saúde, enfim, Jesus é aquele que vai terminar com todos os problemas.

Quem é Jesus para mim, e para você? É este simples milagreiro, que deve atender meus pedidos para que eu assim possa crer e confiar nele? Não! Para mim e para vocês Jesus não é apenas um profeta, mestre ou um grande milagreiro. Mas então, quem é Jesus para mim e para vocês?

Jesus é o Cristo, o Filho Ungido de Deus! Quando Jesus pergunta aos discípulos: “Quem dizem vocês que sou eu?” - Ele ouve a bela confissão de fé de Pedro, que responde em nome dos 12: O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo! Mas, o que significa isto, que Jesus é o Messias, ou Cristo? A palavra grega “Cristo” quer dizer “ungido”, isto é, separado e abençoado por Deus para uma tarefa especial. O rei Davi, por exemplo, foi ungido para ser rei de Israel, por ordem de Deus.

Assim, Jesus é o escolhido e abençoado por Deus com o próprio Espírito Santo de Deus, para uma missão especial. Mais que isso, Ele é o próprio Filho de Deus, como diz Pedro. Mas, Jesus é o Filho de Deus, ungido e escolhido pelo ES, para fazer o quê? Apenas para pregar amor ao próximo, curar pessoas, fazer milagres e conseguir alguns seguidores? Não, já vimos que não. Jesus foi escolhido por Deus para, especialmente, morrer na cruz para pagar por nossos pecados e depois reviver para vencer a morte e o diabo! Por isso, se perguntamos outra vez, “quem é Jesus para mim?”, a resposta é:

Jesus é meu Salvador! Sim, irmãos e irmãs, Jesus é meu Salvador. Parece simples, e muitos podem estar pensando: “Isso eu já sabia, não é nenhuma novidade.” Mas, se cada um de nós olhar para dentro de si e para sua vida com sinceridade, certamente vai notar que nem sempre acreditamos nisso verdadeiramente, muitas vezes não contamos isso para outras pessoas e em muitas situações nos esquecemos disso totalmente!

Foi isso que aconteceu também com Pedro. Em nosso texto ele diz a Jesus esta confissão tão, mas depois, quando Jesus é preso, ele foge, fica com medo e nega diante de todos que ele conhece o Salvador Jesus.

Quantas vezes também nós dizemos aqui na igreja que Jesus é o Cristo, nosso Salvador, o louvamos com hinos, ofertas e orações e, durante a semana, o deixamos de lado, ou o esquecemos dentro da Bíblia fechada, até o próximo culto? Quantas vezes, em momentos de angústia, dificuldades e dor, nos esquecemos que Jesus é Salvador e queremos que Ele seja um simples milagreiro, que deve obedecer nossos pedidos e resolver nossos problemas do jeito e na hora que nós exigimos?

E quantas vezes negamos que Jesus é nosso Salvador com nossas palavras, atos, pensamentos e vida impuros, cheios de egoísmo, inveja e desamor, que não mostram de maneira alguma que somos cristãos?! Quantas e quantas vezes sabemos pedir e reclamar a Deus, mas nos esquecemos de agradecer por tantas bênçãos?

Graças a Deus, irmãos e irmãs, que Jesus realmente é nosso Salvador, isto é, aquele que nos salva de todos os nossos erros e pecados sem merecermos, como nos diz Paulo em Ef 1.7: Pois pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus. E em Ef 2.4: Quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.

Jesus é meu Salvador! Ele é meu Salvador não porque ensinou coisas bonitas e curou pessoas e fez milagres, mas sim porque ele morreu em uma cruz para perdoar todos os pecados que cometemos todos os dias e ressuscitou dentre os mortos para nos garantir a vida eterna no céu.

Pedro negou a Jesus, mas se arrependeu, como demonstrou com seu choro amargo. Jesus, como Salvador, perdoou Pedro e o abençoou em seu trabalho como pregador do evangelho. Assim é também conosco, como nos diz João em sua primeira carta (1.9): Se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados, e nos purificar de toda maldade. Isso é porque, diz João (1.7), o sangue de Jesus Cristo seu Filho nos limpa de todo pecado.

Sobre a confissão de Pedro – O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo! – Jesus disse que iria construir Sua igreja, e assim aconteceu. Por isso, hoje podemos ter certeza do perdão de nossos pecados, pois o evangelho de Cristo chegou até nós puro e cheio do consolo e da salvação de Deus para todos.

Quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para você? Jesus é o meu e o seu Salvador! Por isso, quando você estiver triste por causa de seus pecados, desanimado por causa das dificuldades e problemas, sofrendo com enfermidades, morte ou falta de algo na sua vida, lembre-se: Jesus Cristo lhe perdoa, Jesus Cristo lhe aceita assim como você é, Jesus Cristo lhe salva, quer lhe ajudar e sempre outra vez diz a todos nós: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).

Esse, meus irmãos e irmãs, é o evangelho puro de Jesus Cristo: grátis, sem merecermos e sem que tenhamos que fazer nenhum esforço, Ele nos dá seu perdão, seu infinito amor e sua salvação eterna!

Quem é Jesus para mim? Ele é o Filho de Deus, meu Salvador!

Agarre-se você também na promessa que Deus nos faz: Jesus é o nosso Salvador! Vamos agora a dizer todos juntos: Jesus é meu Salvador! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário