segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quaresma


O que é Quaresma?

Com a Quarta-Feira de Cinzas, começa o período de quarenta dias de preparação para a Páscoa, chamado Quaresma. Na Igreja antiga este era o período especial de catequese e instrução.

A Quarta-Feira de Cinzas pode ser considerada um tipo de “DIA DE EXPIAÇÃO E REPARAÇÃO do Antigo Testamento.

A Quarta-Feira de Cinzas tem esse nome por causa do costume observado desde a Igreja antiga de se colocar cinzas sobre a cabeça em sinal de arrependimento.
De acordo com tradições antigas do cristianismo, todos aqueles que, arrependidos, tivessem confessado seus pecados publicamente, teriam razoável quantidade de cinzas aspergida sobre sua cabeça.
Provém do costume israelita, em cujo meio cinzas tinham o sentido passageiro das coisas; e o ato de colocá-las sobre a cabeça, um gesto de profundo arrependimento e humilhação perante Deus e os homens. Quando o povo, ou alguém estivesse arrependido de um mal praticado, e quisesse a compreensão dos homens e o perdão de Deus, se sentava em cinzas, mostrando, assim, o reconhecimento de sua insignificância.
O procedimento era o seguinte: Aspergir cinzas (terra) sobre a cabeça ou sentar se nelas. Temos um exemplo disso em Ne 9.1-5: “...o povo de Israel se reuniu para jejuar a fim de mostrar sua tristeza pelos seus pecados... em sinal de tristeza, vestiram sacos de pano grosseiro e puseram terra sobre a cabeça então se levantaram e começaram a confessar os pecados que eles haviam cometidos...”
Resumindo: Quaresma são quarenta dias de preparação para a Páscoa que inicia na Quarta -Feira de Cinzas onde somos lembrados que a vida inteira do cristão deve ser de HUMILDADE, DEPENDÊNCIA DE DEUS E ARREPENDIMENTO, Conforme o ensino de Lutero: “Nós devemos afogar diariamente o velho homem, natureza pecaminosa em nós, por contrição e arrependimento diários”. Portanto, a nossa atenção é dirigida especialmente ao sofrimento e morte de nosso Salvador. A exemplo do povo Antigo, todos os que se haviam separado do caminho de Deus, por causa de pecados notórios e manifestos, eram reconciliados por meio do perdão e eram restaurados à comunhão da Igreja.
Portanto, em nome da Igreja, os convido vocês a observar esse período quaresmal, mediante o exame de consciência e o arrependimento; pela oração, e pela leitura e meditação da Palavra de Deus.
E, para iniciar devidamente esse período, e como sinal de nossa natureza mortal, apresentemo-nos diante do Senhor, nosso Criador e Redentor, confessando os nossos pecados.

Rev. Elbert Davi Jagnow - Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário